As dificuldades são oportunidades de aprendizado

Diariamente somos obrigados a conviver com dificuldades e adversidades, sejam elas grandes ou pequenas. Ninguém está imune a isto, é algo que todos temos em comum. A diferença está justamente na forma como cada um lida com elas.

Quando mudamos o nosso ponto de vista, a nossa perspectiva, podemos tirar algo de muito grandioso de cada dificuldade ou adversidade que vivenciamos. Cada momento pode trazer um grande aprendizado se soubermos enxergá-lo com olhos de aprendiz.

É importante ter serenidade ao analisarmos alguma dificuldade que estejamos a passar. Por mais difícil que ela seja, precisamos ter consciência de que nada se resolve através de “turbulência”, mas sim com calma e foco. Se ter calma, foco e serenidade perante as dificuldades é algo complicado para você, a cada dificuldade que aparecer no seu caminho você terá oportunidade de praticar e melhorar a sua forma de lidar com elas, e isto é algo muito positivo.

No caso de adversidades e imprevistos, temos sempre a oportunidade de melhorar a forma como reagimos a estes acontecimentos, podendo aprimorar sempre as nossas reações, praticando a nossa flexibilidade e tornando-nos mais resilientes.

Temos sempre algo a aprender com tudo que acontece, a todo momento. Você pode começar a praticar com este auto-questionamento: “o que eu aprendo com esta situação?” ou “que aprendizado eu tiro desta dificuldade que estou passando”. Com a prática, este questionamento torna-se uma rotina na sua mente.

O mais importante é ter a consciência de que tudo tem o seu lado positivo e enxergá-lo é sempre uma escolha nossa.

WhatsApp chat